Técnica Flowtime

O que fazer se você ainda está no pique para terminar aquele trabalho e o timebox do Pomodoro acabar? Neste artigo veremos uma técnica para solucionar isso, a FlowTime.

Flowtime é o período de alto foco para produzir algo no estado de flow (fluxo), que é o momento de produtividade máxima em que se utiliza a maior capacidade e energia para realizar uma tarefa desafiadora.

O estado de flow é aquele em que estamos tão concentrados que nem vemos o tempo passar. Assim, imagine se você está nesse flow e o relógio do Pomodoro apita e te obriga a dar um intervalo. É por isso que a depender da pessoa e da tarefa a ser desenvolvida, o Pomodoro não é muito funcional.

O Flowtime proporciona os mesmos benefícios do Pomodoro (rastreamento do tempo, armazenamento de unidades e intervalos regulares) sem associar o estresse com a interrupção.

É assim que se faz:

  • Escolha uma tarefa.
  • Comece a trabalhar, mas primeiro registre sua hora de início.
  • Pare quando precisar de uma pausa e grave seu tempo de parada. Se quiser, você pode anotar a interrupção ou não.

Um flowtime tem duração de 10 a 90 minutos, e pode ser estendido de acordo com seu foco. Quando o período previsto acabar e você ainda estiver com o foco em um nível alto e produtivo, deve-se continuar produzindo. Apenas cronometre mais tempo e siga seu estado de produtividade.

Quando sua produtividade estiver caindo, ou seja, com pouco foco, pare e faça uma pausa por um tempo proporcional ao período que você produziu.

Assim, em vez de alternar rigidamente entre, digamos, 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso, a técnica Flowtime permite que você trabalhe o tempo que seu cérebro quiser.

Na parte da manhã, você poderá  trabalhar durante 90 minutos antes do primeiro descanso, enquanto que na parte da tarde você poderá alternar entre 10 minutos de trabalho e 10 minutos de descanso.

Esta é também uma ótima maneira de descobrir a que horas do dia você é mais produtivo, o que é bom saber para que você possa agendar seus dias de forma a maximizar sua eficiência.

Nem todo mundo se adapta à técnica Pomodoro. E assim, você pode usar a Flowtime pela manhã, se esse for o seu período de maior concentração. E pela tarde alternar entre a técnica Pomodoro e a Chunking que vimos em um artigo anterior.

Mas veja, se você tem problemas para se concentrar, o ideal mesmo é começar pela Pomodoro e só depois tentar outras técnicas.

 

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