Como lembrar do nome de todos os processos do Guia PMBOK®

Muitos aspirantes a PMP® se recusam a ler o Guia PMBOK®, porque o consideram maçante. E não deixam de ter razão.

Vale destacar que este é apenas um guia (e não um livro didático) que servirá como fonte de pesquisa. Porém, pelo fato de ser de tão difícil digestão, muitos candidatos vão para a prova sem ter certeza de pontos básicos, tais como: grupos de processos, áreas de conhecimento e os processos.

É absolutamente crítico que você lembre os nomes de todas as áreas de conhecimento, grupos de processos e processos e saiba em qual área de conhecimento e grupo de processos cada um dos processos se enquadra. Caso você consiga se lembrar disso sem dificuldades, poderá se sentir muito mais confiante com o estudo geral para a prova de certificação PMP®.

Aqui neste artigo vamos dar uma dica que vai consumir apenas 10 minutos diários por apenas alguns dias. Então, vamos lá!

Etapa 1 – Conheça seus grupos de processos

A esta altura, você já deve saber os nomes dos grupos de processos. Caso contrário, não se preocupe, entenda com este exemplo abaixo:

  1. Iniciando: você decide que quer fazer um churrasco.
  2. Planejamento: você reúne os materiais e insumos necessários (carne, carvão, churrasqueira, cerveja, copos, pratos etc).
  3. Execução: acenda a churrasqueira, coloque a carne para assar. Ponha a cerveja para gelar. Vá servindo o que for ficando pronto.
  4. Monitoramento e controle: verifique se a carne está sendo assada de forma correta. Tome cuidado para não torrar demais. E quanto à cerveja, cuidado para não a congelar!
  5. Fechamento: limpe a churrasqueira, lave os pratos e os copos. Recolha o lixo.

Etapa 2 – Conheça suas áreas de conhecimento

Vamos agora ver como você pode se lembrar das áreas de conhecimento.

Lembre-se desta frase mnemônica (ou crie você mesmo uma maluca, boba ou até ‘sexy’). Trata-se de criar algo fora do comum que sua mente acha mais fácil lembrar.

“A Integração do Escopo e do Tempo possui um Custo que os Recursos da Qualidade querem  Comunicar sem o Risco das Aquisições das Partes Interessadas”.

Etapa 3 – Conheça seus processos

Agora a parte final: processos em cada área de conhecimento e grupo de processos.

Todos os dias, nos primeiros 10 minutos do período de estudo agendado, abra uma planilha do Excel e replique a tabela 1-4 da página 25 da 6ª edição do PMBOK®. Digite os processos na sequência correta por grupo de processos e áreas de conhecimento. Por exemplo, comece com “Iniciação” e digite os dois processos desse grupo de processos. Siga para Planejamento e digite os 24 processos desse grupo de processos, e assim por diante.

Após os primeiros 3-4 dias, tente criar a tabela sem consultar o PMBOK®. Se você não conseguir se lembrar, consulte o PMBOK®.

Ao longo de várias tentativas, você terá isso de cor. Apenas tente entender a sequência de processos enquanto os escreve. Domine seu cérebro para “consegui-lo” repetindo o exercício todos os dias. É importante escrever conscientemente e não mecanicamente.

Em breve, você começará a identificar certas características comuns, tais como:

  • Todos os processos de planejamento começam com um processo do tipo “planejar gerenciamento [área de conhecimento]”
  • A maioria dos processos de monitoramento e controle é do tipo “controlar [área de conhecimento]” ou “monitorar [área de conhecimento]”
  • A Iniciação possui apenas 2 processos e o grupo de processos de encerramento possui apenas um – o que significa que você precisa estudá-los REALMENTE bem para ultrapassar o pequeno percentual de aprovação para obter a pontuação acima da meta nesses 2 domínios do exame (Above Target).

Este é o seu cérebro fazendo conexões.

É sobre isso. Faça isso sem falhas e dentro de alguns dias você verá seu nível de confiança aumentando.

Gostou das dicas? Siga a gente em nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e novas dicas de estudo.