Os tipos mais comuns de questões

A prática leva à perfeição. Se você quer tocar em uma banda musical, vai ter que tocar bem um instrumento (guitarra ou baixo ou bateria ou ainda um teclado). E todo esse treino é premiado quando você se apresenta e é aplaudido. Se já tocando bem é difícil fazer sucesso, imagine se você apenas arranha o instrumento.

O mesmo acontece com a prova de certificação PMP®. O dia do exame é exatamente como o dia da sua primeira apresentação com a banda. É tudo ou nada. E você quer sair do palco aplaudido e não desviando de uma chuva de tomates, não é mesmo?

Neste artigo vamos mostrar os tipos mais comuns de perguntas para que você já vá se acostumando com o que vem pela frente.

A prova

O exame é composto por 200 questões com quatro alternativas cada. Dessas questões 25 não são pontuadas, ou seja, 175 questões serão efetivamente utilizadas para gerar a sua pontuação.

As questões não pontuadas se referem a novas questões inseridas no banco de questões do PMI® que estão sendo testadas em relação à sua aplicabilidade. Por exemplo, se nenhum candidato consegue acertar uma questão, isso significa que a pergunta ou está mal formulada ou está muito além dos conhecimentos necessários exigidos.

Estima-se que para ser aprovado o candidato deverá acertar entre 114 e 121 (65% e 69% respectivamente) das 175 questões pontuadas.

Considerando que você terá quatro horas para responder 200 questões, você terá em média um minuto e dez segundos para responder cada uma. Apresentamos esta média não para assustar o candidato, e sim para que você tenha em mente que se demorar mais de três minutos em uma questão terá que compensar na resposta de outras.

Como não existe pontuação negativa, isto é, uma resposta errada NÃO anula uma resposta certa, você deve responder todas as questões. E como todas as questões possuem o mesmo valor, não perca tempo com aquelas  que não souber a resposta ou as quais tenha dúvidas. Marque-as para revisão (o software permite isso) e siga em frente. Após passar por todas as questões volte às que foram marcadas para revisão e utilize o tempo restante para solucioná-las.

Fontes das questões

As questões do exame são derivadas de várias fontes, tais como:

  • Guia PMBOK® 6a edição
  • Publicações complementares do PMI® (exemplo: Practice Standard for Work Breakdown Structures—Second Edition, Practice Standard for Scheduling—Second Edition)
  • Livros contemporâneos escritos por autores reconhecidos (muitos desses livros estão na biblioteca virtual do PMI®).

As questões típicas

Diferentemente de muitos concursos públicos e vestibulares que usualmente contêm questões do tipo “pegadinha”, a intenção do exame de certificação PMP® é garantir que você tenha um bom conhecimento do seu Guia de melhores práticas e experiência na aplicação dessas práticas em projetos.

Assim, não desconfie que há alguma coisa errada com a questão. Se achar que uma questão é muito fácil, é porque ela realmente é. Afinal, o exame contém questões distribuídas por nível de dificuldade, permitindo assim que todos sejam avaliados de forma justa e honesta.

Existem vários estilos de questões no Exame. Vamos avaliá-los a seguir.

Tipo 1 – Exceções

Questão 1: Todas as opções a seguir são relativas ao processo realizar a análise qualitativa de riscos, exceto:

a) Os riscos são categorizados.

b) Os riscos são priorizados.

c) Os riscos são analisados numericamente.

d) A qualidade das informações deve ser verificada com relação a acuracidade.

A resposta correta é a alternativa c), mas fique muito atento a esse tipo de questão, pois na pressa muitos candidatos não se atentam aos detalhes do EXCETO e marcam logo a primeira opção que lhes parece a certa que nesse caso seria a letra a).

Aliás, o exame PMP® não usa formatação para palavras críticas. Por exemplo, você nunca verá EXCETO ou exceto no exame. Sempre será escrito simplesmente como exceto da mesma forma que mostramos na questão.

Por isso, uma dica interessante é que ao responder às questões do exame, comece por ler as opções de baixo para cima, ou seja, da letra d) para a). Assim, você consegue evitar a tendência que temos de marcar a primeira opção que nos parece correta quando estamos pressionados pelo tempo.

Tipo 2 – Longas

Questão 2: Marília é a gerente de um projeto que pretende entregar uma plataforma Cloud que servirá para compartilhar informações com diversas unidades de negócios da empresa. Isso irá envolver diversas fases no projeto incluindo: conceitual, levantamento de requisitos, construção, teste, integração, lançamento e treinamento. Outros aspectos essenciais incluem o gerenciamento de privilégios de acesso para garantir que indivíduos e grupos de usuários possam acessar informações permitidas a eles. Essa plataforma também deve facilitar a revisão de documentos. O cronograma do projeto está ligeiramente fora do previsto devido a inúmeras interrupções que alguns usuários que estão testando a iteração atual estão provocando. As interrupções param a equipe de desenvolvimento do software a todo instante. Os membros desse time, em uma reunião com Marília, indicaram que esses usuários estão reclamando que essa nova plataforma não está atendendo às suas necessidades. Que processo Marília deixou de executar?

a) Planejar o gerenciamento das partes interessadas

b) Criar a especificação do escopo do projeto

c) Linha de base do cronograma do projeto

d) Identificar as partes interessadas.

Observe que 80% do texto da questão é apenas descrição de um cenário que se fosse retirado não faria falta a ela. Assim, esteja preparado para ler e descartar muita informação desnecessária quando encontrar uma questão desse tipo.

Bom, a resposta correta é a alternativa d), uma vez que deixar de identificar partes interessadas importantes pode afetar negativa ou positivamente o projeto. Neste caso, é bem provável que os usuários que estão causando tanto barulho possuam o poder suficiente para atrasar o projeto e por isso deveriam ter sido identificados.

Tipo 3 – Memorização

Questão 3: Qual das opções abaixo não é uma entrada do processo Planejar o gerenciamento dos recursos humanos?

a) Requisitos de recursos das atividades

b) Fatores ambientais da empresa

c) Ativos de processos organizacionais

d) Plano de gerenciamento do escopo

Este tipo pode ser um dos melhores ou piores, dependendo se você souber ou não a resposta. Normalmente questões assim são curtas e diretas. Dessa forma, você vai gastar pouco tempo com ela. No entanto, é maldade fazer o candidato decorar mais de 600 entradas, saídas e ferramentas/técnicas, e é justamente por isso que recomendamos a leitura do Guia PMBOK® pelo menos três vezes. Boa ou má notícia: em média é possível que você encontre entre 15 e 20 questões desse tipo em seu exame.

Mas não se desespere, pois muitas vezes o item a ser escolhido costuma ser óbvio quando você tem uma boa noção das áreas de conhecimento. Na questão exemplo, a resposta correta, ou seja, o item que não faz parte das entradas do processo Planejar o gerenciamento dos recursos humanos é o plano de gerenciamento do escopo. Como chegar a essa conclusão, sem decorar as 600 entradas,saídas e ferramenta/técnicas? Tentar deduzir é a maneira mais correta.

Veja, as alternativas b) e c), ou seja, fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais são provavelmente entradas desse processo, já que esses dois itens aparecem em praticamente todos os demais processos de planejamento como entradas.

A dúvida talvez ficasse entre as opções a) e d). É bem provável que para planejar o gerenciamento dos recursos humanos você precise de uma lista que contenha os requisitos necessários para execução das atividades, isto é, essa lista apresenta quais os tipos de conhecimentos e habilidades necessárias para que as atividades do projeto sejam executadas. Assim, a opção a) também parece ser uma entrada do processo Planejar o gerenciamento dos recursos humanos.

Por fim, chegamos à opção d). Veja, o plano de gerenciamento do escopo estabelece as políticas, procedimentos e documentações para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o escopo do projeto. Que ligação teria com o planejamento dos recursos humanos? Provavelmente, pouca coisa. Sendo assim, é esse o item que não faz parte das entradas do processo Planejar o gerenciamento dos recursos humanos!

Dessa forma, é muito importante que você não tenha dúvidas em relação ao papel de cada componente de um processo. Assim, de forma geral você conseguirá responder a questões desse tipo apenas deduzindo as funções de cada item.

Tipo 4 – Situacional

Questão 4: João está gerenciando quatro projetos concomitantemente (projetos A, B, C e D) e está compartilhando recursos entre eles. A gerência sênior re-priorizou recentemente esses projetos, colocando o projeto B em foco, ou seja, esse projeto terá maior foco e maiores recursos. Por conta disso, a moral das equipes dos demais projetos está diminuindo, já que alguns marcos estabelecidos não serão alcançados. A situação vem se deteriorando rapidamente e gerando altos impactos negativos na produtividade. Qual deve ser a próxima ação a ser tomada por João?

a) Perguntar à gerência sênior se eles podem reconsiderar a decisão de priorizar o projeto e permitir que você possa controlar a alocação dos recursos.

b) Utilizar um software ERP para automatizar a alocação de recursos.

c) Recolher e analisar informações de todos os projetos para obter um melhor entendimento das opções disponíveis para melhorar o compartilhamento de recursos entre os projetos.

d) Ignore o problema por enquanto e organize um reunião com o time do projeto para que possam lhe dar um retorno de como encontrar uma estratégia para lidar com esse conflito.

Esta é outra questão do tipo longa, mas que contém um requisito a mais que as questões desse tipo não têm. Todo o seu texto é relevante para mostrar uma situação atual e para direcionar um curso de ação a partir daí. As respostas também não são diretas, ou seja, não indicam nenhum processo, tampouco algum dos seus componentes (entradas, saídas ou ferramentas/técnicas). O objetivo aqui é que você se coloque no lugar do gerente do projeto e tome uma ação.

Sendo assim, o que você faria?

a) Pediria à gerência sênior para reconsiderar a priorização do projeto? Não! Nem pensar! Se os níveis mais altos da organização decidiram priorizar o projeto é porque ele é muito importante. Por isso, ignore essa opção.

b) Utilizar um software para automatizar a alocação dos recursos? Pode ser, uma vez que o software pode ajudá-lo a resolver problemas de compartilhamento de recursos. Mas que problemas são esses? Tem gente em licença médica? Alguém se demitiu? O nível de absenteísmo aumentou? Sem saber quais os problemas, o software não resolverá muita coisa.

c) Recolher e analisar informações de todos os projetos? Sim. Essa parece uma boa opção. Você precisa saber exatamente como todos os projetos estão se comportando com relação aos recursos disponíveis. Mesmo que se descubra que não existem problemas e sim apenas excesso de trabalho, ao obter essas informações você terá dados para expor à alta direção que não cumprirá os prazos dos projetos não prioritários e poderá repactuar datas. Isso com certeza aumentará a moral das equipes.

d) Ignorar o problema? Não! Nem pensar! Se fizer isso, a tendência é só piorar a situação.

Tipo 5 – Fórmulas

Questão 5: Em seu projeto, você acredita que as variações que estão ocorrendo são resultado de fatores atípicos e você acredita que tais fatores não se repetirão no futuro. Qual deve ser o valor da Estimativa no término (ENT) para o seu projeto, considerando que ONT=R$300.000, CR=R$100.000, VA=R$150.000, IDC = 1,5

a) R$250.000

b) R$220.000

c) R$280.000

d) R$200.000

Bom, este é outro tipo de questão que vai exigir alguma memorização. Ao todo são aproximadamente 22 fórmulas que precisam ser decoradas para o seu exame. Parece um grande número, mas no fundo não é. Muitas dessas fórmulas podem ser deduzidas de uma fórmula geral e outras são muito parecidas entre si. Assim, se você entender o objetivo de cada uma e quais as dimensões que elas pretendem medir, vai ficar muito mais fácil memorizá-las.

A resposta correta é a) R$250.000. A fórmula de cálculo em casos de variações atípicas é:

ENT=CR+ONT-VA = 100.000 + 300.000 – 150.000

Tipo 6 – Diagrama de rede

Questão 6: Você acaba de assumir um projeto durante a sua fase de planejamento e estabelece a seguinte tabela de precedências:

Qual é a duração do caminho crítico em meses?

a) 12

b) 10

c) 11

d) 14

Este tipo de questão envolve desenhar um diagrama de rede como o mostrado abaixo.

Depois disso, é preciso somar a duração de cada um dos ramos para descobrir qual tem a maior duração, pois este representa o caminho crítico.

Início – Atividade 1 – Atividade 2 – Fim -> 10 meses

Início – Atividade 3 – Atividade 5 – Fim -> 11 meses

Início – Atividade 4 – Atividade 5 – Fim -> 12 meses

Assim, a resposta correta é a letra a) 12.

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