Manutenção da certificação PMP

Se você já conseguiu sua tão sonhada certificação PMP, saiba que o caminho não termina aí! O PMI preza pela educação continuada.

A fim de garantir que seus profissionais se mantenham atualizados, essa entidade estabeleceu um ciclo de três anos para renovar a certificação PMP. Para obter a renovação da credencial, é necessário acumular PDUs e neste artigo veremos detalhes de como fazer isso.

O que é PDU?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia PMBOK® e envolver recursos especializados apropriados.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR), disponível no site do PMI.

A regra básica é que cada uma hora gasta em uma atividade de desenvolvimento profissional, aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em atividade estruturada ou curso equivale a uma PDU.

É possível reportar frações de PDUs (em percentuais 0,25, 0,50 e 0,75) a partir da primeira hora completada. Por exemplo, você pode reportar 1,25 PDUs, mas não pode reportar apenas 0,25.

Participar de cursos (presencias ou a distância), seminários e webinars são um meio ideal para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser lançadas como PDUs.

Atenção! PDUs só começam a valer após a aprovação no exame PMP. Qualquer atividade realizada antes dessa data, não vale para lançar.

Ciclo de renovação

A cada 3 anos temos um ciclo CCR que se inicia no dia em que você passa no exame. Se no dia do terceiro aniversário da sua certificação você não tiver cadastrado as 60 PDUs e pago a taxa de renovação, sua credencial será “suspensa”.

Um ano após ter iniciado a suspensão, se os requisitos não tiverem sido atendidos, a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente. O que definitivamente não é uma boa ideia!

Obs: As datas do seu ciclo não mudam, independentemente de quando você renovar sua certificação. Se você já obteve PDUs suficientes para solicitar a renovação muito antes do prazo, renovar agora ou deixar para depois não altera as datas de seu ciclo de 3 anos.

Triângulo de talentos

“Triângulo de talentos” é uma combinação de habilidades técnicas, habilidades de liderança e habilidades estratégicas e de gerenciamento de negócios, que todo gerente de projetos deve ter:

Assim, para a manutenção da sua credencial PMP, você deve comprovar PDUs nessas 3 dimensões, da seguinte forma:

  • Gerenciamento Técnico de Projetos: Conhecimento, habilidades e atitudes relacionados com domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios e métodos ágeis. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: gerenciamento avançado de projetos, técnicas para melhorar EAPs, como reunir e documentar requisitos, práticas ágeis, gerenciamento de riscos, ferramentas de gerenciamento
  • Liderança: Conhecimentos, habilidades e atitudes  orientadas para a liderança que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: negociação, comunicação, liderança, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos etc.
  • Gerenciamento Estratégico e de Negócios: Conhecimento e experiência na indústria ou organização na qual você trabalha, que melhora o desempenho e resultados de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: conhecimento do produto, conhecimento da indústria, análise de negócios, alinhamento da estratégia de inovação, alinhamento da estratégia do mercado, finanças, marketing etc.

Requisitos para renovação

Como já vimos, a cada 3 anos você precisa acumular 60 PDUs, sendo que para cada lado do Triângulo de Talentos você deve ter no mínimo 8 PDUs lançadas.

É importante ressaltar que se você atingiu 60 PDUs, mas não atingiu o mínimo necessário em uma dimensão (ou duas!), não estará habilitado para renovar a certificação.

Existem 2 categorias de classificação das PDUs e que são:

  • Educação: sem limite de PDUs, com um mínimo de 35 PDUs.
  • Contribuição com a Profissão: limite de 25 PDUs por ciclo para PMP.

Categoria Educação

Na categoria “Educação” você deverá reportar no mínimo 35 PDUs até o valor total de 60 PDUs. Além disso, cada lado do triângulo de talentos deve ter no mínimo 8 PDUs reportadas.

É importante ressaltar que se você atingiu 60 PDUs, mas não atingiu o mínimo necessário em uma dimensão (ou duas!), não estará habilitado para renovar a certificação. Veja a tabela exemplo a seguir:

  Lados do Triângulo de talentos
Nome Técnico Liderança Estratégia Total Habilitado?
Maria 43 8 9 60 Sim
João 40 16 4 60 Não

 

Embora João tenha atingido as 60 PDUs, não está habilitado a renovar a certificação, porque atingiu apenas 4 PDUs na dimensão Estratégia, e o mínimo é de 8.

Obs: Note que não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

Atividades de educação que geram PDUs

Todo curso ligado à área de gerenciamento de projetos e aos temas do Triângulo de Talentos pode ter suas PDUs lançadas.

Mesmo que os cursos não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou simpósios relevantes à sua educação em gerenciamento de projetos podem ser utilizados para manter a certificação, na Categoria Educação. Para isso, guarde a Confirmação de Inscrição ou Certificado de Conclusão/Presença, pois caso o lançamento da PDU caia em auditoria, você terá que comprovar a sua participação.

Os treinamentos de ITIL, COBIT, Scrum e Agile podem também ser lançados como PDUs, pois envolvem uma estrutura de gerenciamento de projetos.

Atenção! A obtenção da certificação ITIL, COBIT ou Scrum Master NÃO gera PDUs, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las.

Aprendizagem Autodirigida

A categoria educação inclui “aprendizagem autodirigida”. Estas são atividades individualizadas envolvendo pesquisa realizada pessoalmente ou auto-estudo. Há um limite de 30 PDUs nesta atividade.

Assim, atividades como leitura de artigos, blogs, livros etc são válidos para reportar PDUs, até o limite mencionado.

Em resumo:

Contribuição com a profissão

Esta categoria tem o limite máximo de 25 PDUs a serem obtidas no ciclo de 3 anos. Os três elementos de “contribuição” e o número máximo de PDUs são os seguintes:

Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos

Todas as 25 PDUs relacionadas à contribuição com a profissão podem ser ganhas por “criação de conhecimento”.

Nesta categoria estão incluídos autoria de livros, artigos, apresentação de palestras, cursos e podcasts. Note que tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs.

Serviço voluntário

É possível lançar até 25 PDUs nesta categoria. Uma hora de serviço equivale a uma PDU. E como serviço voluntário estão incluídas:

  • Atuar como voluntário nos congressos e eventos promovidos pelo PMI ou pelos Chapters ou junto aos grupos de revisão dos guias do PMI.
  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê, junto a um Chapter ou Comunidade de Prática do PMI ou outra organização ligada a gerenciamento de projetos.
  • Outros serviços voluntários: Você pode oferecer os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode prestar serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.
Trabalhar como um profissional em gerenciamento de projeto

Um máximo de 8 PDUs podem ser acumuladas por trabalhar como um profissional.

Em resumo:

Como Reportar

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eventualmente alguns eventos promovidos pelo próprio PMI ou seus Chapter lançam automaticamente as PDUs para os participantes, mas isso não é a regra geral.

Os dados necessários para reportar as PDUs podem ser encontrados em seu certificado de conclusão do curso ou no certificado de participação no evento. Além disso, reuniões e encontros curtos, sem certificado, também podem ser cadastrados.

Para reportar, vá até o site do PMI e faça o login. Na sequência, vá até a opção de menu <PDUs> e clique em <Report PDUs>. (A tela a seguir é meramente ilustrativa):

Transferindo PDUs para o próximo Ciclo

Se você tiver mais PDUs que as necessárias para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até o máximo de 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo.

Atenção! Somente as PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas.

Auditoria

Todos os certificados PMP que solicitam PDUs devem manter um arquivo pessoal, com todas as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos que suportem as atividades reportadas, para ser apresentado caso o PMI solicite para fins de auditoria. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 18 meses após o final do Ciclo CCR.

Taxas

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada.

No final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os que não são filiados.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.

Filiados antigos têm o benefício de renovar a filiação ao PMI por US$65, assim, vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação (US$65 + US$60 = US$125), pois não filiados pagam US$ 150.

Porém, se você não é filiado ao PMI ou deixou de renovar sua filiação, não têm mais o benefício da redução do valor da filiação, pois o desconto para novos filiados foi extinto. Assim, financeiramente, não vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação.

Mais informações

Acesse o link: https://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/certifications/ccr-certification-requirements-handbook.pdf para mais detalhes sobre como obter e reportar PDUs para manter a sua certificação em dia.