Hábitos eficazes para alcançar melhores resultados

É sabido que as maiores, e melhores, mudanças na vida são resultados de pequenos gestos. O empresário James Clear nos ensina isso em sua Atomic Habits, lançada em 2018, nos EUA. No livro “Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus” (traduzido no Brasil este ano), o autor nos ensina um método bem pragmático para construir ou aprimorar os bons hábitos e abandonar os maus, tudo com o propósito de alcançar resultados melhores em nossos projetos.  Fica aí uma dica de leitura!

Ao longo da leitura, Clear afirma que se você está com dificuldades em mudar hábitos, o problema pode estar no sistema que escolheu para fazer isso. Sua sugestão é explorar o conhecimento científico para aprender a dominar sua rotina de estudos e lançar-se ao topo das conquistas, atingindo resultados muitas vezes tidos como impossíveis.

Para criar seu método, James Clear partiu de conceitos bem-estabelecidos na biologia, na psicologia, na filosofia e na neurociência. Vale destacar que há tempos pesquisadores analisam o processo de extinção e formação de hábitos, de modo que há teorias bem-consolidadas a respeito do tema.

Em vez de ficar elaborando planos mirabolantes, traçando metas inalcançáveis e tentando encontrar atalhos para o sucesso, que tal agir um pouquinho de cada vez, porém todos os dias? Segundo o empresário, a qualidade da nossa vida está diretamente ligada aos nossos hábitos, pois são estes que nos conduzem aos nossos objetivos.

O empresário ainda explica que um dado hábito precisa ser pequeno a ponto de se tornar impossível dividi-lo em partes menores. No mais, a técnica dos “hábitos atômicos” valoriza muito mais a trajetória do que os sucessos parciais eventualmente alcançados.

A ideia é simples: tudo é possível quando o pensamento está concentrado nos hábitos, nos processos que conduzem aos resultados pretendidos, ou seja, meta é bom para dar a direção, mas é o hábito que garante fazer o que tem de ser feito. O propósito da meta é vencer o jogo, e o dos hábitos é fazer você jogar bem o jogo inteiro, garantir que você atinja todo o seu potencial ao longo da preparação.

É importantíssimo sublinhar que mudanças que a princípio não parecem importantes trarão resultados notáveis se você estiver disposto a persistir nelas por tempo suficiente. Ninguém consegue alcançar sucesso da noite para o dia. Tudo acontece gradualmente, em uma longa série de pequenos passos, descobertas, vitórias.

No longo prazo, a qualidade de vida depende da qualidade dos hábitos que assumimos. Mantenha as rotinas de sempre, e você continuará obtendo sempre os mesmos resultados; melhore-as, e veja tudo tomar outra dimensão.

Esforce-se para ser apenas 1% melhor a cada dia, e se surpreenda com o avanço que terá dado no fim de um ano. O inverso também vale: dê apenas 1% menos de si por dia e veja qual será o resultado ao longo do ano todo!

Para se obter resultados melhores e mais duradouros nunca pare de promover melhorias em si mesmo. O segredo da mudança de hábitos consiste não em uma melhoria de 1%, mas em mil delas.

O livro baseia-se no modelo de 4 passos para a formação de hábitos – estímulo, desejo, resposta e recompensa – e nas 4 Leis da Mudança de Comportamento – torne o comportamento claro; torne-o atraente; torne-o fácil; torne-o satisfatório.

E então, que tal começar agora a mudar seus hábitos para conquistar a tão sonhada certificação PMP®?