Conheça as mudanças para o exame PMP 2020

As mudanças nos critérios do exame de certificação PMP®, que inicialmente estavam marcadas para o dia 16 de dezembro deste ano, foram adiadas para 01 de julho de 2020. Essa é uma boa notícia!

Vamos aproveitar para explicar o que vai mudar na prova, o que isso significa para um candidato PMP® e quais devem ser os próximos passos.

Vale destacar que as práticas de gerenciamento de projetos evoluem com base nas necessidades e demandas do setor, das partes interessadas, da dinâmica da economia, entre outros fatores. Para tanto, um gerente de projetos precisa seguir as melhores práticas para gerenciar seus projetos de forma eficaz e eficiente.

Visto isso, as mudanças se devem porque o PMI® tenta garantir que o programa da certificação PMP® reflita as melhores práticas do setor e continue relevante para todos os gerentes de projetos que desejam aprender as melhores práticas e abordagens.

Basicamente o que mudou foi o Syllabus – conteúdo do que será cobrado no exame. Foram 2 grandes alterações:

1) Os nomes de domínio mudaram. Atualmente os domínios que são cobrados no exame são os seguintes:

  • Iniciação – 13% (26 questões)
  • Planejamento – 24% (48 questões)
  • Execução – 31% (62 questões)
  • Monitoramento e Controle – 25% (50 questões)
  • Encerramento – 7% (14 questões)

Para a alteração de julho do ano que vem, esses domínios vão mudar para:

  • Pessoas: enfatizando as habilidades e atividades associadas a liderar efetivamente uma equipe de projeto.
  • Processos: reforçando os aspectos técnicos da gestão de um projeto.
  • Ambiente de Negócios: destacando a conexão entre os projetos e a estratégia da organização.

Assim, as perguntas aparecerão nas seguintes proporções:

  • Pessoas – 42% (84 questões)
  • Processo – 50% (100 questões)
  • Ambiente de Negócios – 8% (16 questões)

Mas não fique preocupado! Apesar dessas alterações, o PMBOK® continua o mesmo, bem como sua principal fonte de questões. O que vai mudar, é a forma como as questões serão classificadas. Ou seja, ao invés de uma questão ser considerada do Domínio “Integração” ela passará a ser classificada como sendo, por exemplo, do Domínio “Pessoas”.

Além disso, cada vez mais teremos questões situacionais, o que só mostra que para obter a PMP® você precisará realmente ter experiência com projetos.

2) Novas questões sobre modelos Agile e Híbrido. Este item merece atenção! O PMI® descobriu que cada vez mais projetos estão se movendo em direção ao Agile, e muitos estão adotando o meio-termo: a abordagem híbrida.

Desta forma, cerca de 50% das perguntas no exame testarão seu conhecimento aplicável ao ambiente de projetos Preditivos e outros 50% das questões testarão seu conhecimento em relação aos modelos Agile e Híbrido.

Ressaltamos que o Guia PMBOK® já contempla esses temas.

O que fazer a partir de agora? Vislumbramos três possíveis cenários:

  • Se você marcou a sua prova de certificação por conta da data prevista anterior (16/12/2019) mantenha seus estudos e faça a prova logo de uma vez. Aproveite para passar seu ano novo comemorando a conquista da sua credencial.
  • Se você ainda não começou a estudar, ainda há tempo. Por isso considere que para estar apto para o exame você deve reservar pelo menos 3 meses de estudo intensivo. Então, se começar agora, vai ter tempo suficiente para realizar o exame antes da mudança. Não se esqueça de considerar o tempo para a realização do Application que costuma levar pelo menos 4 semanas para estar pronto e aprovado pelo PMI®. E obviamente, muita gente vai tentar agendar a prova antes da mudança em 01/07/2020, por isso, comece o quanto antes.
  • E se você não se enquadra em nenhum dos itens anteriores não há motivo para preocupação. Futuramente todos os GPs terão que aprender como funcionam os modelos ágeis e híbridos, e você sairá na frente de muito PMP® que ainda não “se atualizou”. É óbvio que vai ter que estudar alguns tópicos a mais, mas esse estudo será muito bem aproveitado em sua vida profissional.

Um resumo que vai facilitar seu entendimento

A partir de 01 de julho de 2020, você pode esperar o seguinte no exame PMP®:

Domínio % Questões Quantidade de questões modelo preditivo Quantidade de questões modelo ágil e híbrido Total de questões
Pessoas 42% 42 42 84
Processo 50% 50 50 100
Ambiente de negócios 8% 8 8 16
TOTAL 100% 100 100 200

 

E aproveite para baixar aqui gratuitamente nosso e-book com um resumo dos principais tópicos do exame.