Aplicação para a prova de certificação

Aplicação para o exame

 

Planilha de comprovação de horas

Baixe aqui: http://178.128.190.11/mapa-das-certificacoes-pmp-e-capm/

Processo de inscrição

Recomenda-se que a inscrição seja feita logo após um curso preparatório.

Crie uma conta em pmi.org imediatamente.

Vai aparecer a pegunta se você vai fazer o exame com um grupo (“Will you be testing with a group?”). Marque “Sim” se você for fazer o exame em papel ou “Não” caso faça o exame online em computador.

Você deve ter todos os documentos necessários para comprovar a sua educação e experiência profissional no momento da inscrição. Isso facilita o preenchimento e permite que você já tenha tudo pronto caso seja requisitado pela auditoria, sem precisar perder tempo para obter os documentos.

Para selecionar o exame em português, em Language Aid, marque “Brazilian/Portuguese”.

Se você não completar o processo de inscrição em 90 dias, terá que iniciar todo o processo novamente.

Quando sua inscrição for aprovada pelo PMI, você receberá um email com a carta de elegibilidade e o número de confirmação que deve ser informado no momento do agendamento do exame. A partir daí passa a contar o prazo de elegibilidade de 1 ano. Você precisa prestar o exame antes que esse prazo termine. Durante esse período você terá 3 tentativas de passar no exame. Note que cada tentativa tem um custo.

Importante: verifique se o seu nome está correto na carta de elegibilidade, pois será o nome usado no seu certificado. Caso não esteja correto entre em contato com o PMI imediatamente através do email [email protected] Será necessário enviar um email em inglês.

Caso você caia em auditoria o prazo de elegibilidade é contado a partir da data da aprovação da sua inscrição pela auditoria.

Auditoria

A auditoria é o processo que o PMI usa para verificar se todas as informações declaradas no momento de inscrição para o exame são verídicos.

A auditoria seleciona automaticamente 10% das incrições globais. A auditoria é por amostragem e não há nada que você possa fazer na sua aplicação para evitar cair na auditoria.

O que deve ser feito é antes de aplicar para o exame.

Dois fatores são muito importantes:

  1. Possuir todos os documentos comprovantes de ensino
  2. Combinar previamente com as pessoas que você irá informar como contatos de comprovação das horas trabalhadas em projetos.

Após preencher a planilha de comprovação de horas de experiência você deve entrar em contato com as pessoas que podem atestar essa sua experiência em cada projeto. Não precisa ser alguém superior a você, mas alguém que participou dos projetos junto contigo.

É importante combinar previamente com essa pessoa que você irá submeter sua experiência no projeto para o PMI e que ela poderá ser requisitada a assinar que atesta essa sua experiência.

Não há nenhum risco para as pessoas que abonam (atestam) sua experiência já que o processo de auditoria é confidencial.

Dica: verifique se a pessoa que você irá colocar como contato não terá uma longa viagem ou férias no curto prazo que pode impedir que você entre em contato com ela caso necessário.

Não é possível se antecipar ao processo de auditoria, ou seja, não adianta coletar assinaturas previamente ao envio da aplicação pois caso você seja selecionado pela auditoria terá que imprimir os formulários gerados pelo próprio PMI para então coletar as assinaturas.

A empresa que realizou o projeto que você está usando para declarar a experiência pode não existir mais e seu contato pode estar em outra empresa. Isso não é problema. Basta ter acesso a pessoa que irá ser seu contato na declaração de experiência.

No meu caso eu enviei um email a cada superior meu de cada projeto que participei explicando a situação. Mesmo apesar de anos sem fazer contato, todos foram solícitos e me deram o sinal verde para seguir com o processo.

Note que não é possível alterar projetos ou qualquer outra informação sobre a sua experiência por conta da auditoria. Daí a importância de deixar tudo previamente combinado com os seus contatos.

Caso não seja possível entrar em contato com a pessoa informada como contato você poderá pedir o abono (assinatura) a outra pessoa que participou do projeto contigo, mas essa mudança irá te custar um certo esforço, então use esse recurso somente em último caso.

A documentação que você deve enviar caso solicitado é cópia do seu diploma de faculdade, cópia do certificado ou carta da empresa de treinamento em gerenciamento e as assinaturas dos contatos nos documentos que o próprio PMI te envia por email e você deve imprimir. O endereço correto para envio constará no email do PMI solicitando o envio.

Caso seja necessário enviar sua documentação para o processo de auditoria você deve fazer a tradução de todos os documentos. Não é necessário tradução juramentada (feita por um tradutor oficial), mas lembre-se de enviar cópia simples dos documentos originais junto com a sua tradução. Não é necessário enviar cópias autenticadas.

No caso da comprovação do estudo, podem ser enviados certificados emitidos pela instituição de ensino o qual você cursou caso ainda não possua o diploma.

Após o PMI receber a sua documentação você receberá retorno em até 5 dias úteis.

Só não passa na auditoria por falta de envio comprovação das informações seja por perder o prazo ou não envio da documentação completa, falha na documentação ou fraude constatada.

Caso você não consiga comprovar todas as informações que colocou na aplicação, você será rejeitado pelo PMI e receberá o reembolso do valor pago menos U$100 que ficam com o PMI a título de taxa de processamento.

Obs: o PMI se reserva o direito de auditar um profissional a qualquer momento, mesmo após a obtenção da certificação.

 

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