9 Passos para sua aprovação na certificação PMP (Parte 3)

Neste texto vamos falar sobre os 3 últimos passos para obter sua credencial Project Management Professional (PMP) ®.

Leia a Parte 1 clicando aqui.

Leia a Parte 2 clicando aqui.

Vamos lá:

Passo 7: compre simulados de perguntas do exame PMP®

Ter o Guia PMBOK® , fazer um curso on-line ou presencial e investir em um bom livro de preparação para o PMP® te ajudará bastante no caminho para o sucesso no exame de certificação. Mas, para realmente testar seus conhecimentos, você precisa ter um bom simulador de questões do exame.

E por quê?

Porque o exame PMP® é muito complexo. Ele tem várias horas de duração e não é comum, nos dias de hoje, que consigamos ficar concentrados por 4 horas seguidas executando uma mesma tarefa. Aliás, quando foi a última vez que você fez uma prova tão longa? É bem provável que você esteja “enferrujado”.

Procure simuladores que ofereçam vários exames completos. Verifique se as perguntas estão escritas de acordo padrões do PMP® – alguns bancos de perguntas on-line têm perguntas simples, projetadas apenas para testar sua compreensão do que você aprendeu em uma seção específica de um curso de treinamento. Essas não são perguntas do PMP®, são perguntas de revisão. As perguntas em um simulador de exame PMP® devem ter sido escritas por um profissional PMP®.

E é aí que entra o PMTotal, um site que fornece acesso a perguntas no estilo do exame PMP®. Ele fornece a experiência realista de um exame de 4 horas, além de possuir um banco com mais de 1500 questões. O PMTotal vem preparando aspirantes a PMP® há mais de 6 anos,

Passo 8: estude muito!

Isso não deve ser novidade para você. De qualquer forma, aqui estão algumas dicas:

  • Encontre um local tranquilo para ler o Guia PMBOK®. Você deve ler o Guia PMBOK® pelo menos duas vezes. Lembre-se de que aproximadamente 75% das perguntas do exame PMP vão vir do Guia PMBOK® . Então, você precisa conhecê-lo em detalhes.
  • Use uma variedade de materiais de estudo para ajudá-lo. Ou seja, assista aulas, leia o livro preparatório e faça simulados. Variar de materiais de estudo pode mantê-lo mais interessado em estudar.
  • Faça anotações. Mesmo que esteja assistindo a um curso on-line, é importante que você anote o que acha mais relevante. Isso te ajudará a reter mais informações.
  • Teste-se regularmente usando as perguntas do seu livro de preparação para o exame PMP® e um simulador de exames on-line.

Por fim, use o simulador que você comprou no Passo 7. O simulador fornecerá a experiência completa do teste, utilizando perguntas do tipo semelhante às do exame real e obrigando-o a ficar concentrado durante quatro horas. Bloqueie esse tempo para que consiga fazer um exame completo. Encontre um local tranquilo, onde você não seja perturbado, e isso aumentará a natureza realista do uso do simulador. É uma excelente preparação para o que você enfrentará no dia do seu exame.

Como saber se já estou pronto?

Acompanhe sua pontuação a cada novo simulado executado. Conforme o tempo passa, você perceberá que está cada vez mais apto a responder as perguntas corretamente.

Aqui está uma regra prática: ao atingir um mínimo de 85% de respostas corretas de forma consistente em vários simulados, indica que você já estará pronto para fazer o exame.

Passo 9: faça o exame

Depois de todo esse trabalho duro, fazer o exame parece (quase!) a parte mais fácil. Mas há ainda algumas coisas a considerar e que te ajudarão a tornar essa experiência positiva e bem-sucedida.

Tente dormir bem na noite anterior ao exame. Você não deve ficar acordado até as três da manhã para estudar na noite anterior ao exame. Você já estudou muito e agora está pronto para a prova – então durma um pouco.

Se possível tire dois dias de folga do trabalho, um para descansar e o outro para fazer o exame. Assim, você pode dormir, tomar um bom café da manhã, passear e relaxar. Dessa forma, você não ficará muito nervoso quando chegar ao centro de testes.

É uma boa ideia visitar o centro de testes uma semana antes, para que você saiba onde ele está. Você também pode tentar chegar uma hora mais cedo, para evitar eventuais imprevistos e atrasos.

Aqui está o que você deve levar para o centro de testes:

  • Duas formas de identificação oficial com uma foto.
  • Um suéter ou jaqueta leve, para o caso de o ar condicionado estar muito frio.

Lanches e água não são permitidos na sala do exame. Também não serão oferecidos papel e lápis para rascunho, como era feito anteriormente nos centros Prometric.

Antes do início do exame, há um breve tutorial que explica como usar o computador e o software. Não pule. Há informações importantes nesse tutorial.

Faça o tutorial e, quando o relógio do exame começar a contar, respire fundo e inicie a prova. Tenha em mente que em quatro horas, toda essa trajetória estará finalizada, para o bem ou para mal, mas estará finalizada.

Ao encerrar a prova, você já saberá o resultado. Se tudo correu bem e se você realmente se preparou para esta “maratona”, você verá um “Parabéns” na tela de seu exame e já poderá ir para casa comemorar!

Boa sorte!

Siga a gente nas redes sociais!

 

Facebook: /pmtotal
Instagram: @pm.total
Linkedin: /pmtotal
www.pmtotal.com.br