9 Passos para sua aprovação na certificação PMP (Parte 2)

Como falamos no artigo anterior, a decisão de obter sua credencial do Project Management Professional (PMP) ® é um grande passo em sua carreira e, apesar de ser uma jornada que pode se tornar difícil e demorada,  essa certificação vale muito a pena, seja pela certeza de contratação, seja por uma melhor remuneração.

Leia aqui os 3 primeiros passos.

E agora vamos aos próximos 3 passos:

Passo 4: inscreva-se no exame PMP®

“Eu quero me tornar um PMP®” é uma boa meta. Mas “Quero me tornar um PMP® na data XX/XX/XXXX” é uma meta muito mais plausível, porque todos trabalhamos melhor quando temos um prazo a ser alcançado.

Depois de se tornar membro do PMI®, vá em frente e inscreva-se no exame. Acesse www.certification.pmi.org/ para se registrar.

Nessa página serão solicitadas informações básicas sobre você e informações específicas sobre sua qualificação para o exame PMP®, tais como, as 35 contact-hours de treinamento e a sua experiência em gerenciamento de projetos.

Depois que o PMI® verificar o seu Application (inscrição) e verificar que você é elegível para o exame, eles emitirão um número de confirmação.

Como agendar seu exame PMP®

Depois de obter esse número de confirmação, você poderá agendar o exame no site da Pearson VUE em www.pearsonvue.com .

Esse agendamento separado é necessário porque o PMI® não realiza o teste por conta própria – eles usam a Pearson VUE, uma empresa com centros de testes em todo o mundo. Dependendo de onde você mora, você terá que viajar para muito longe para fazer o exame. Por isso, você definitivamente precisará agendar o exame com antecedência.

Passo 5: faça o download do Guia PMBOK® 6 ª Edição em .pdf

Guia PMBOK® é a principal referência usada nas perguntas do exame PMP®. Em outras palavras, você realmente precisa conhecer o conteúdo do Guia PMBOK®, porque isso será testado durante o exame. A maioria das escolas de preparatórios para o exame estima que aproximadamente 75% das perguntas pode ser encontrado no Guia PMBOK®.

Esse Guia está disponível em dois formatos; .pdf e impresso. Se você é um membro do PMI, você pode baixa-lo gratuitamente no www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok .

É muito importante que você o leia inteiro. É um recurso imensamente valioso e é a chave para que você se sinta confiante para passar no exame.

Passo 6: inscreva-se em um treinamento de preparação para o exame PMP®

Se você abriu o Guia PMBOK®  já percebeu que ele não é nada didático. Aliás, ele não foi escrito com esse intuito. No fundo, o Guia PMBOK® é um compilado das melhores práticas em gerenciamento de projetos e não um livro didático mostrando como um projeto deve ser gerenciado.

Por isso, é interessante que você participe de um curso preparatório que vai te ajudar a entender o conteúdo presente no Guia PMBOK® e como usá-lo a favor na sua vida profissional. Além disso, ao participar de um treinamento destes você estará obtendo contact-hours válidas para a sua inscrição no PMI®.

Existem vários formatos de treinamento, incluindo:

  • Cursos em sala de aula;
  • Cursos on-line síncronos (conduzidos por instrutor ao vivo);
  • Cursos on-line assíncronos (auto instrucionais).

Como decidir sobre as opções de treinamento do PMP®

Existem prós e contras em todos os tipos de treinamento. Assim, você precisa decidir qual é a melhor abordagem de treinamento mais adequado para você, e isso inclui , obviamente, quanto tempo e dinheiro estão disponíveis para serem investidos.

Vantagens Desvantagens
Cursos em sala de aula Uma vez que você está na sala de aula, não há outras distrações Todos os conteúdos são abordados em um curto período de tempo. Bom para pessoas que aprendem melhor em grupos ou que precisam da energia de uma sala de aula para se motivar. Frequentemente caro. Requer tempo longe do trabalho ou da família. Se você não entende alguma coisa, pode não haver tempo suficiente para revê-la novamente durante o curso.
Cursos on-line síncronos (conduzidos por instrutor ao vivo) Você pode fazer login no curso em casa ou no trabalho. Você tem um instrutor para conversar se tiver dúvidas. Os cursos ministrados por instrutor geralmente exigem que você efetue login em um determinado dia e horário para interagir com outros alunos e o instrutor.
Cursos on-line assíncronos (auto-instrucionais). Você pode fazer login no curso em casa ou no trabalho. Você pode estudar quando quiser. O provedor e a comunidade do curso estão disponíveis para fornecer suporte a qualquer momento. Você pode revisar o material quantas vezes quiser. Altamente econômico. Você precisa ser disciplinado para trabalhar com os conteúdos.

 

Uma tendência no treinamento em gerenciamento de projetos é que cada vez mais estudantes estão optando por utilizar cursos on-line como sua principal ferramenta de aprendizado.

Ter ou não ter um livro de preparação para o exame PMP®?

Um livro de preparação para o exame PMP® pode ajudar a esclarecer o conteúdo do Guia PMBOK® .

Procure um livro de preparação do PMP® que corresponda a versão atual tanto do Guia PMBOK® como da versão do exame, ou seja, escolha um que foi publicado recentemente e que contenha conteúdo atualizado. Embora os livros mais antigos ainda possam ser úteis para explicar geralmente os conceitos de gerenciamento de projetos, se você quiser passar no exame, maximizará seu potencial de estudo se estiver usando as versões mais recentes.

Uma boa opção é este (disponível apenas em inglês):

Livro da Kim Heldman

Obs: A leitura de livros não te dará as 35 contact-hours necessárias.

No próximo, e último artigo, trataremos dos 3 últimos passos. Até lá!

 

Siga a gente nas redes sociais!

Facebook: /pmtotal
Instagram: @pm.total
Linkedin: /pmtotal
www.pmtotal.com.br