9 Passos para sua aprovação na certificação PMP (Parte 1)

Muito bem, você tomou a decisão de obter sua credencial do Project Management Professional (PMP) ®! Esse é um grande passo em sua carreira e, acredite, pode ser uma jornada difícil e demorada. No entanto, essa certificação do Project Management Institute (PMI®) definitivamente vale a pena, já que os empregadores sabem que a contratação de um PMP® é um passo na direção de projetos bem-sucedidos e melhor gerenciados. E, como contrapartida, tais profissionais são melhor remunerados.

Este é o primeiro de uma série de 3 artigos onde vamos apresentar 9 passos que você precisa seguir para ser tornar um gerente de projetos certificado.

Então prontos? Vamos lá?

Passo 1: faça o download do PMP® Certification Handbook

O PMI® publicou um manual, Project Management Professional (PMP)® Handbook, que explica tudo o que você precisa saber sobre o processo de fazer o exame PMP e se tornar um gerente de projeto certificado pelo PMI®.

Faça o download da sua cópia aqui.

A leitura do manual leva cerca de 40 minutos e esses devem ser os primeiros minutos em sua jornada para se tornar um PMP® certificado. O Handbook responderá à maioria das suas perguntas sobre os procedimentos para aplicar e fazer o exame.

Verifique se você é elegível para se tornar um gerente de projeto certificado pelo PMI

O Handbook inclui os critérios de elegibilidade para o exame. Você deve verificar se é elegível antes de prosseguir com sua preparação.

  • Você tem um diploma do ensino médio?Se sim, você deve ter, no mínimo, cinco anos (60 meses) de experiência em gerenciamento de projetos profissional única e sem sobreposição, dos quais pelo menos 7.500 horas devem ter sido gastas liderando e dirigindo tarefas do projeto.

Obs: “sem sobreposição” significa que mesmo que você tenha gerenciado projetos em datas concorrentes, os meses contam como únicos. Por exemplo, se ano passado você gerenciou dois projetos, isso vai contar como 12 meses e não como 24.

  • Você possui um diploma de bacharel ou equivalente? Então, você deve ter no mínimo três anos (36 meses) de experiência profissional única e sem sobreposição em gerenciamento de projetos, dos quais pelo menos 4.500 horas devem ter sido gastas liderando e dirigindo tarefas do projeto.

Sua qualificação para PMP® também exige que você mostre que teve 35 horas de treinamento em gerenciamento de projetos.

Como obter 35 contact-hours de treinamento em gerenciamento de projetos

Este requisito não exige que você participe de um curso preparatório para prova. Você pode reportar todo e qualquer curso que fez na área de gerenciamento de projetos. Por exemplo, se você participou de um curso de gerenciamento de projetos há mais de 20 anos,  e que totalizou 16 horas, você pode reportar essas horas (contanto que você ainda tenha um registro do curso e um certificado de participação). Aulas de gerenciamento de projetos em cursos MBA, Pós-graduação etc também são válidas desde que você consiga um comprovante de que participou.

Obs: Uma hora de instrução em sala de aula é igual a 1 contact-hour.

Adicione as horas que você já pode comprovar e veja qual é o total. Se não conseguir chegar nas 35 horas necessárias, você pode se inscrever em um curso de treinamento que fornecerá as horas adicionais.

Passo 2: crie seu plano de estudo

Estudar para o exame PMP® é um esforço sério que requer muita dedicação pessoal!

Seu plano de estudos deve incluir seu objetivo geral (como lembrete!), seu horário de estudo e metas semanais. Anote quantas horas você estudará por dia, o número de capítulos ou aulas que você lerá ou revisará e quantas perguntas de simuladas você responderá.

Estabeleça metas razoáveis ​​e realistas. Muitas pessoas sentem que podem passar de duas a três horas por dia estudando, mas antes de “chutar” uma quantidade de horas, verifique se você tem outros compromissos que não podem ser adiados durante o seu período de estudos. Compromissos tais como responsabilidades familiares ou de trabalho podem não permitir que você disponha de tais horas todos os dias. Não há um número mágico de horas diárias de estudo – faça o que é certo para você e que se encaixa com a sua vida pessoal e profissional.

Passo 3: filie-se ao PMI®

Acredite, realmente vale a pena se tornar um membro do PMI® durante o ano em que você planeja fazer o exame PMP® . Depois de conseguir a certificação, você pode pensar em não renovar a filiação, mas até lá, faz sentido financeiramente porque, como membro do PMI®, você receberá uma versão em .pdf grátis do Guia PMBOK® e um desconto substancial na taxa de inscrição para o exame PMP®. De fato, o desconto é maior que a própria taxa de associação! Portanto, mesmo que você não queira permanecer como membro do PMI® pelo resto de sua vida, tornar-se membro em seu primeiro ano economizará dinheiro.

Tornar-se membro do Capítulo local do PMI® também é uma boa ideia, porque a maioria dos capítulos oferece oficinas de preparação PMP®. Outra vantagem de ser membro do PMI® é que muitos capítulos têm grupos de estudo. Eles oferecem a oportunidade de conhecer outras pessoas em sua jornada para se tornar um PMP®. O estudo em grupo é mais divertido e aumenta sua chance de passar.

Nos próximos artigos continuaremos falando sobre os demais passos. Até mais!

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