8 Dicas de estudo para sua preparação para o exame PMP®

Quem de vocês já fez trekking? A preparação para uma caminhada dessas é semelhante à preparação para a prova de certificação PMP®.

Para não se perder em trilhas tortuosas, o ideal é ter uma noção do caminho, ou um mapa que possa te guiar através dele. Também é imprescindível saber interpretar o mapa, pois acidentes geográficos podem estar escondidos, e você pode acabar em apuros como o personagem do filme “127 Horas” (aquele que cortou o braço porque caiu em uma fenda e ficou preso por mais de 5 dias).

Obviamente, esperamos que sua preparação para a prova de certificação não o leve a perder alguma parte do corpo, mas é importante que você se planeje para que incidentes não aconteçam.

Desta forma, neste artigo vamos te dar 8 dicas que vão te ajudar a não se perder nessa jornada rumo à tão sonhada certificação PMP®.

Dica 1: Crie um espaço de estudo e estabeleça um local e hora para estudar

Tente arrumar um espaço onde não haja distrações. A distração pode ser tanto interna quanto externa. Se o seu ambiente estiver calmo durante a manhã (ou a noite), dê preferência a esses períodos para estabelecer sua rotina de estudos. Escolha tópicos mais simples para estudar quando os níveis de decibéis e interrupções forem mais altos do que o ideal. O mais importante: evite ficar divagando enquanto estiver estudando. Se algum pensamento o distrair, como o de jogar seu videogame favorito, por exemplo, entre em um acordo consigo mesmo, estabelecendo que ao final do período de estudos. Esse desejo será satisfeito. Quanto mais sereno for o espaço de estudo, melhor será a absorção do que é estudado. E você gastará menos tempo.

Dica 2: Não tente ‘memorizar’ nada!

Sim, concentre-se em entender o conceito. Digamos que você esteja estudando as entradas para o processo de estimativa de custos. Apenas entenda as diferentes ferramentas e técnicas, como estimativa analógica, estimativa paramétrica, estimativa Top-Down (de baixo para cima) etc. Após passar por essas entradas algumas vezes (de preferência em dias diferentes), sua mente estabelece um padrão para vincular esse processo e as entradas. Você pode acelerar esse processo criando seus próprios gatilhos mnemônicos.

Dica 3: Pare quando seu cérebro pedir

Quando sua mente indicar que não pode mais absorver, pare. Faça uma pequena caminhada, uma meditação de 5 minutos, faça algo que lhe proporcione uma pausa rápida. E depois volte a estudar. Dessa forma, você fará uso eficaz do seu tempo de estudo. O ideal é estudar por 30 a 45 minutos continuamente e, então, fazer uma pequena pausa. Não tente estudar mais do que 45 minutos seguidos. Você dificilmente conseguirá se concentrar se não fizer uma pausa. E claro, a sua pausa tem que ser curta. Evite ultrapassar os 5 minutos, caso contrário, você dificilmente conseguirá retomar o estudo.

Dica 4: Saiba que tudo é lógico

Todos os processos, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas são logicamente derivados. Busque compreender como os tópicos se entrelaçam. Sempre tente entender o processo que você está estudando, e faça uma correlação com a vida real em algum projeto que esteja gerenciando ou já gerenciou. Se possível crie um mapa mental para o processo que está estudando e depois compare com outros mapas mentais de outros processos e veja as similaridades e diferenças. Você pode sentir um pouco de dificuldade no começo, afinal o Guia PMBOK® não é um livro muito divertido de se ler, mas não desista!

Dica 5: Não se apresse

Esta é a regra de ouro. Não adianta querer aprender tudo de uma vez. Com certeza será uma experiência frustrante, a não ser que você tenha memória fotográfica e consiga lembrar de tudo que um dia leu. Aprenda no seu ritmo. Só assim você terá progressos na sua produtividade. Você pode ter a sensação de que há muito o que estudar, mas não deixe que isso o sobrecarregue. “A Grande Muralha da China” foi construída um tijolo por vez. O mesmo vale para a construção do conhecimento e domínio de um assunto. Dê tempo ao seu cérebro para estabelecer conexões entre o que acabou de ver e o que ele já sabe. É assim que a memória de longo prazo é construída. Conexões e repetições para fortalecer essas conexões. É por isso que muitas vezes recomendamos que você leia o Guia PMBOK® pelo menos 3 vezes. A repetição é uma técnica de estudo muito útil.

Dica 6: Comemore pequenas vitórias.

Depois de concluir o estudo de um processo, se dê um presente. Navegue pela internet, interaja em alguma rede social ou jogue seu videogame favorito. Há momentos em que você precisa se concentrar um pouco mais e alcançar um marco. Lembre-se do presentinho que você terá quando terminar o estudo. Essa é uma boa motivação. Mas cuidado para não ultrapassar os 15 minutos. Caso contrário, dificilmente voltará a estudar.

Dica 7: Crie a situação ideal

Algumas pessoas preferem estudar em completo silêncio, enquanto outras precisam de algum tipo de ruído de ambiente, porque o silêncio, acredite, pode ser ensurdecedor! Ouvir uma música que te agrade pode ser muito útil para sua concentração. Isso pode te ajudar a entrar no estado de “Flow” e você ficará 100% focado nos estudos. Crie sua playlist com músicas que goste, mas tome cuidado para não ficar cantarolando juntamente com o vocalista. A ideia é que a música te ajude na concentração e não o contrário! O Spotify tem uma playlist bem interessante, que nós aqui do PMTotal escutamos quando precisamos nos concentrar em algo muito importante: http://bit.ly/playlistPMP

Dica 8: Ensine

Estude como se estivesse fazendo isso para ensinar aos outros. Essa técnica é uma das mais eficazes. Quando você prepara notas como se fosse para você ensinar aos outros, sua mente entra rapidamente no modo Absorção e Descoberta. E assim você reúne todas as informações necessárias para responder às perguntas dos alunos, aprofundando o conhecimento nos tópicos que estão sendo estudados.

Dica Bônus: Pratique muito

A prática com simulados que reproduzem as questões que você encontrará na prova é uma técnica muito eficaz de estudo, já que além de te ajudar a fixar o conteúdo teórico também vai te ajudar a reduzir a ansiedade. Só treinando muito é que chegamos mais perto da “perfeição”. Falamos sobre esse assunto aqui. E se quiser uma ajudinha, você pode praticar com os Simulados do PMTotal.

 

E então, preparados para esta aventura?

Siga a gente nas redes sociais!

Facebook: @pmtotal
Instagram: @pm.total
Linkedin: /pmtotal
www.pmtotal.com.br